Skip to content

Emmy Recap – 6ª Parte:

20 20UTC setembro 20UTC 2009

Penúltima parte do Emmy Recap, hora de LOST e Weeds. Vamos com pressa que ainda tenho que montar os palpites principais do Emmy Awwards:

LOST:

lost5temporada

O Melhor Episódio: 5×17 – The Incident (Part 2):

lostUma finale de Lost é sempre um grande acontecimento: cheio de revelações, reviravoltas, flash-backs obscuros, quando não são flash-forwards de pirar a cabeça. Essa foi uma finale digna de Lost, mas pela primeira vez, a sensação que me ocorreu foi de total domínio do roteiro, sem escapismos, nem tão pouco a narrativa noir presente em praticamente todas as finales (com uma edição sonora invejável sempre). Uma temporada coesa, resultou em uma finale coesa, como se Carlton Cuse e Damon Lindelof trabalhassem meticulosamente um final digno e racional por trás de 4 temporadas de muito mistério. O que eu achei? Brilhante. Tirando o próprio incidente, que pode ser a maior prova de escapismo de toda a série, ou a forma mais lúcida de terminar a história, o maior exemplo que eu defino do meu pensamento, é a (quase) total humanização de Jacob, traçando sua rota pelos integrantes do vôo 815, uma espécie de recrutamento, como se o “dono” da ilha estivesse tentando provar ao seu… irmão (?) que o ser humano é capaz de ir além do óbvio de lutar por causas civilizatórias e avançar aos trancos e barrancos pela evolução das espécies. Aliás, o único escapismo que eu percebi nessa finale foi o enigma do corpo de Locke, que parece ter sido copiado e usado pelo… irmão (??) do Jacob, o que seria uma bola fora, e até estupidez, zanzar todo esse período e nem tentar esconcer o corpo do careca. Dead is Dead, Whatever Happened, Happened, frases que demonstraram uma coesão, às vezes maçante, mas com um ótimo ritmo nessa season finale, um ótimo gancho narrativo para o final de uma série épica.

clip_imageclip_imageclip_imageclip_imageclip_image

O Pior Episódio: 5×11 – Whatever Happened, Happened:

lost-miles-and-hurleySe em toda a temporada, vimos saltos no tempo sem grandes explicações, tirando da série um ponto que sempre gostei, os episódios centrados em personagens (que me fazem lembrar de The West Wing), abrir mão disso para colocar um episódio claramente centrado na Kate foi um soco no estômago. Toda a enrolação de sua história com Aaron serviu para dizer que ela está lá pela Claire? Really? E além disso, o arco do little Ben foi bem fraquinho, desde seus diálogos de pastel-de-vento com Sayid, até a desculpa para a tortura que ele sofreu do cara em 1977, quando Richard Alpert (o primo pobre dos imortais) disse que ele simplesmente não lembraria. Ok, e se lembrasse? Ah, mas ele não lembraria, porque Richard Alpert sabe tudo. Nada a ver. E quando tudo está mal, Jack volta a ser o energúmeno que era nas outras temporadas, com sua cisma irritante de esperar as pessoas pedirem ajuda a ele, para soltar aquele sorrisinho hipócrita. Um dia ele precisará de (outra) cirurgia e irá sofrer muito, muito mesmo. O ponto positivo foi o diálogo de Hurley com Miles sobre tudo o que estava acontecendo na ilha, e os caraminholos das viagens no tempo. Praticamente todos os telespectadores de Lost se identificaram com Hurley nessa hora, o que faz o carisma do personagem subir cada vez mais.

clip_imageclip_imageclip_image

Outros Episódios:

5 Estrelas:

5×01 – Because You Left

5×06 – 316

5×09 – Namaste

5×14 – The Variable

5×15 – Follow the Leader

4 Estrelas:

5×02 – The Lie

5×04 – The Little Prince

5×07 – The Life and Death of Jeremy Bentham

5×08 – La Fleur

5×10 – He’s Our You

5×12 – Dead is Dead

5×13 – Some Like it Hoth

5×16 – The Incident (Part 1)

3 Estrelas:

5×03 – Jughead

5×05 – This Place is Death

MÉDIA: 8,3

*                                *                              *

Weeds:

weeds

O Melhor Episódio: 4×05 – No Man is Pudding:

Weeds_Celia_carUm dos melhores episódios da série, No Man is Pudding foi excelente por juntar várias cenas hilárias, sem fugir do roteiro, o que é pra mim o problema crônico de alguns episódios. Celia e Nancy protagonizaram uma cena de tirar o chapéu, essa mesma que você está pensando, a cena do carro e em seguida a Celia banguela, simplesmente genial. Andy no deserto foi também muito engraçado, e até o Guillermo, personagem que me dá grande antipatia, me agradou bastante. O ápice do episódio foi a cena do jantar, onde o roteiro funcionou com perfeição, no ritmo do elenco.  Destaque para as atuações da Mary-Louise Parker, Elizabeth Perkins e Justin Kirk, três principais motivos para eu continuar acompanhando a série, mesmo a fonte de Jenji Kohan ter esgotado desde o fim da 3ª temporada.

clip_imageclip_imageclip_imageclip_imageclip_image

O Pior Episódio: 4×10 – The Love Circle Overleap:

4x10Esse é um episódio que confirma exatamente o que eu disse anteriormente. The Love Circle Overleap foi chato, estagnado e irritante, pois não soube administrar as tramas paralelas, e ainda quis inovar com o politicamente incorreto, mas sem nenhuma conexão com nada. Silas, o pior personagem da série para mim, foi de um ócio supremo. Celia, minha sempre maior esperança, fpegou uma trama mal-desenvolvida do meio para o fim da temporada, mesmo com expressões engraçadíssimas, Celia viciada foi o cúmulo para uma personagem sempre tão louca e desnaturada, mas também sempre objetiva e determinada. O vai-não-vai de Nancy com o traficante-mexicano mais preguiçoso do mundo das séries foi só a cereja do bolo, que ainda contou com as alucinações ridículas da Nancy.

clip_imageclip_image

Outros Episódios:

5 Estrelas clip_imageclip_imageclip_imageclip_imageclip_image :

4×06 – Excellent Treasures

4×12 – Till We Meet Again

4×13 – If You Work for a Living, Then Why Do You Kill Yourself Working?

4 Estrelas clip_imageclip_imageclip_imageclip_image :

4×01 – Mother Thinks the Birds Are After Her

4×03 – The Whole Blah Damn Thing

4×04 – Three Coolers

4×09 – Little Boats

3 Estrelas clip_imageclip_imageclip_image :

4×02 – Lady’s a Charm

4×07 – Yes, I Can

4×08 – Am I the Table

4×11 – Head Cheese

MÉDIA: 7,7

Anúncios

From → Premiações

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: