Skip to content

Pior Temporada à Vista?

5 05UTC dezembro 05UTC 2009

Vai ser um post rápido. Como é meu entusiasmo com as cenas da quarta temporada de Friday Night Lights.

Não é novidade dizer que Friday Night Lights inovou a narrativa teen que estava entranhada por tantos anos na TV americana, isso porque se desconsiderarmos Veronica Mars como uma série teen, desde My So-Called Life, lá de 1995 que uma série consegue ser tão original com uma temática tão desgastada.

Mas… nem tudo são flores. Nessa quarta temporada, uns duzento personagens nada carismáticos apareceram do nada, e ocupa um tempo precioso da tela que poderia ser uma cena de desenvolvimento de uma trama melhor. O exemplo mais forte é o bad-boy metido a jogador Vince Howard, que já apareceu da forma mais previsível possível, e ainda não disse a que veio. Outro exemplo é a aspirante a cantora que iniciou a temporada se insinuando a Tim Riggins, e no último episódio já se lançou ao pobre Landry, e parece só ser um aspecto feminino para suprir as ausências de Lyla e Tyra. E não para por aí: há (mais um) jovem promissor que é oprimido pela família, o auxiliar-mala do Coach Taylor que é confuso com sua sexualidade, ex-jogadores do time pobre de Dillon, e uma pancada de bad-boys que apareceram do nada em Dillon. Agora pensem em um roteiro englobando tudo isso com a originalidade de sempre sem deixar de lado os veteranos da série. Não dá.

Outro ponto negativo da temporada é a persistência em abrigar antigos personagens que não dão mais história alguma. Estou falando de Tim Riggins e Matt Saracen (porque eu nem preciso comentar o quanto Peter Pan J.D. McCoy é irritante, né?). Quantas e quantas vezes teremos que aguentar ver Tim dormindo com qualquer uma, acordando em uma casa estranha, e brigando com o irmão? O personagem claramente parou no tempo, e pra não ser um tota peso morto, agora ele é assistente do Coach Taylor também. E se Tim Riggins parou no tempo, Matt Saracen parece que se retardou após o desenvolvimento genial da 3ª temporada, com seu romance infantil com Julie, e ainda teve a pior storyline de toda a série, com seu “mentor” de Artes Plásticas. Até tentaram dar algum gás em suas histórias com o encontro dos dois em uma caça, mas a trama foi mal desenvolvida, pela falta de tempo (causada pelas passagens dos personagens malas), e falta de bons atores, que carregam o roteiro. Uma pena.

Ainda bem que ainda existam Sr. e Sra. Taylor, que de longe são os melhores personagens na tela, e brilham em cada cena, seja Tami desconfortável com a transação de alunos ao East Dillon High, seja o Coach Taylor tentando colocar alguma coisa naquelas orelhas de abano presente nos alunos da nova (e recalcada) escola de Dillon, sem poder voltar atrás, assumindo o papel de líder. E até o Buddy teve seu momento, mesmo com seu discurso politicamente-correto na festa foi o caos, sua aparição no jantar da casa dos Taylor foi demais. É nesses três personagens (e em Landry, claro) que eu coloco minhas esperanças para uma melhora na série.

Minhas esperanças em uma série "teen", são os dois personagens mais velhos da série. Fuém.

Anúncios

From → Sem categoria

5 Comentários
  1. Thomaz Jr. permalink

    Concordo com td q vc disse.

    Há momentos que a nova temporada remete aqueles filmes Mentes Perigosas ou Meu Mestre, Minha Vida… rs

    Mas mesmo com tudo isso, FNL ainda rende diálogos mto bons. E poucas série tem personagens tão bem construídos.

    Dos novatos, curti o Luke.

    PS: Vc assistiu Freaks and Geeks?

    • Também acho que dos novatos, o menos insuportável é o Luke, mesmo que sua história seja uma das mais previsíveis (ou não)?

      É claro que vi Freaks and Geeks!!! E gostava demais, pena que foi subitamente cancelada, Seth Rogen era mais engraçado adolescente do que agora…

      • Thomaz Jr. permalink

        Eu descobri a série no “verão” passado. Nunca assisti algo tão bem feito e gostoso de assistir. É tão profundo e engraçado ao mesmo tempo.

        Vc comentou sobre série teens, e Freaks and Geeks é minha favorita. Nem dá pra dizer que foi influente, pq foi ímpar.

        Até hj “reprisa” no meu monitor.

        *****

        Pensando bem, Luke é previsível. Acho que me empolguei com a cena dele com a Tammy na chuva… mto linda.

  2. Mesmo sendo grande fã da série, ainda não tive muita disposição para começar a acompanhar essa temporada, talvez por pensar que o ideal seria ter parado na terceira.

    • Olha, que vendo por esse lado, Friday Night Lights poderia ter parado na terceira temporada, mesmo, seria um fim épico “Tomorrow Blues”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: