Skip to content

MSD: 23° LUGAR: The Closer (2005-????)

13 13UTC janeiro 13UTC 2010

Criador: James Duff

Emissora: TNT

Tudo começou no ano de 2000, quando C.S.I. estreou, reinventou um gênero narrativo, bombou, virou hit e matou todos os horários da pobre NBC. Cada episódio vinha com uma fórmula simples, indo de um assassinato surpreendente, investigações tecnológicas, vários suspeitos e o assassino no fim do episódio. E eu, como viciado até hoje em C.S.I., ficava tentando descobrir qual dos suspeitos era um assassino, como um jogo de detetive todas as semanas. Bons tempos.

Mas… a televisão evoluiu, e eu na medida do possível refinei meu gosto por séries, e cá entre nós, a fórmula de C.S.I. cansou já faz um tempo. Foi aí em que nos meados de 2005, vi o piloto de “The Closer”, uma série policial discreta, que funcionava em um ritmo cadenciado, mas sem muitos sustos. Amei.

A série, como eu já disse várias vezes, é matadora quando ao invés de focar o roteiro nos procedimentos para saber quem é o assassino, foca-se no próprio assassino, ou nos detetives que tentam desvendar o crime, o que possibilita uma empatia maior com os devidos mocinhos e vilões da história.

Kyra Sedgwick aproveita que tem o roteiro ao seu dispor para se entregar ao máximo ao papel e se tornar uma das melhores atrizes da última década, com uma regularidade muito interessante na sua atuação. Em tempos onde as fórmulas proceduais insistem em parar no tempo e oferecer o mesmo arroz com feijão de sempre, The Closer nos apresenta algo mais, um prato cheio em todas as semanas.

Episódios Prediletos: (1×07) You Are Here, (2×12) To Protect & To Serve, e (4×13) Power of Attorney

Que fome me deu em falar de prato cheio…

Anúncios
2 Comentários
  1. Disse tudo aí. The Closer usa uma fórmula diferente dos CSIs por aí e nos faz sentir empatia para com os personagens, sejam eles regulares ou não. Kyra Sedgwick é a melhor atriz em séries policiais e uma das melhores drmáticas da década, graças ao excelente trabalho na escrita do roteiro de The Closer. Ótima série.

    Abração!

  2. Eu simplesmente amo “The Closer”, hehehe. Não só é uma das minhas favoritas da década, como uma das melhores coisas que já vi em termos de TV. E o 2×12 é sensacional mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: