Skip to content

MSD: 12° LUGAR: 30 Rock (2006-????)

26 26UTC janeiro 26UTC 2010

Criadora: Tina Fey

Emissora: NBC

Talvez eu seja o único a dar tanta atenção para a série, que realmente está bobeando nessa quarta temporada, mas desde a primeira temporada já tem valor necessário para estar em uma lista de melhores série da década.

O fato é que Tina Fey conseguiu mesclar (e acho que pela primeira vez) três aspectos que dão muito certo em uma comédia, e que quando não são usados adequadamente, dão muito errado:

a) A crítica a política e à sociedade: não é nem necessário ficar citando os vários episódios em que a série cutucou a política americana, mas a série deitou e rolou mesmo na primeira temporada, iniciava a corrida política a presidência. Tanto que o momento mais marcante da temporada para mim é a inesquecível frase de Jenna em uma tentativa de “apoiar” Obama nas eleições, em plena campanha eleitoral: “Second of all, if the president is so serious about the war on terror, why doesn’t he hunt down and capture Barack Obama before he strikes again? It’s time for a change, America. That’s why I’m voting for ‘Osama’ in 2008.”

b) A relação da TV com o público: só o fato dos “atores” Tracy Jordan e Jenna serem os personagens mais doidos que eu já vi, já é um ponto a mais para a série, mas ainda vai além.Jack Donaghy é um verdadeiro “tubarão” do mundo televisivo, que só busca lucro e audiência, e considerando que ele comanda a própria NBC, a audácia da série é criticar a própria emissora que a transmite.

c) o humor negro e escrachado: aí a série não é pioneira. “Arrested Development” conseguiu um resultado até maior do que a série de Tina Fey, que também não fica muito atrás. Liz Lemon é a personagem de Tina Fey na série, e já que a atriz e roteirista não poupa esforços pra chegar ao nível máximo de risadas que ela puder conseguir, se remete às situações mais constrangedoras possíveis. E quando os outros personagens são postos em destaques nesses momentos, o resultado consegue ainda ser melhor. Jack e Tracy promovendo uma terapia no escritório é um dos meus momentos cômicos favoritos de todos os tempos:

Anúncios
6 Comentários
  1. Thomaz Jr. permalink

    Explicou bem o segredo do sucesso da hilariante 30 Rock.

    PS: Seu top 10 deve ser sinistro, pq quase td que havia de mais óbvio já se foi. rs

  2. Vinícius P. permalink

    Eu gosto muito de “30 Rock”, mas não sei se estaria na minha lista de melhores da década.

  3. Uma das melhores comédias de todos os tempos, ainda que eu ache que nesse último ano ficou abaixo de Glee e Modern Family.

    Abração!

    • Tá na hora das séries estreantes brilharem né? 30 Rock já pode ser hors concours, e eu acho que sua qualidade nem é mais averiguada à risca como era nas primeiras temporadas, mas Glee e Modern Family são ótimas comédias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: