Skip to content

TOP 100 – Última Parte

27 27UTC março 27UTC 2010

10° Lugar: The X-Files (9×20) – The Truth: Part 2

Diretor: Kim Manners

Roteirista: Chris Carter

Não tenho bagagem, e acho que nem experiência pra fazer um ranking de séries dos anos 90, até porque vi poucas (mas sitcons que passam à tarde na Sony do que qualquer outra coisa), mas nenhuma delas chega aos pés de “The X-Files”. É um clássico nerd que eu queria ter visto semana após semana, mas eu nem sabia ler naquela época. Enfim, “The X-Files” virou “Arquivo X” aqui no Brasil, e eu virei fã desde o piloto, mesmo que não saiba qual episódio é o piloto. 10 anos depois do piloto, na 9ª temporada da série, “The X-Files” se despede de seus inúmeros fãs com uma series finale (pasmem) leve para o nível de tensão da série, com poucas respostas apresentadas já que várias já tinham sido dadas anteriormente, e uma cena inesquecível entre Mulder e Scully.

9° Lugar: 24 (1×24) – Day One: 11 p.m. to 12 a.m.

Diretor: Stephen Hopkins

Roteiristas: Joel Surnow & Michael Loceff

Depois desse episódio, tudo o que eu vi no mundo que envolvia ação, conpiração, terrorismo e afins, nunca mais chegou ao dedinho mindinho se for comparar. Sério. Deixando de lado toda a parte técnica que foi simplesmente perfeita, tivemos Kiefer Sutherland arrasador, Victor Drazen se confirmando como um dos maiores vilões da história da TV, o inesquecível presidente Palmer, e, claro, Nina Myers, uma prova viva morta de que os roteiristas de “24” não têm medo de arriscar.


8° Lugar: Arrested Development (3×13) – Development Arrested

Diretor: John Fortenberry

Roteiristas: Mitchell Hurwitz & Richard Day

Que grande ironia, uma série que sempre elevou TODAS as suas tramas ao maior nível cômico possível, acabar com tramas tão trágicas e conclusões tão pessimistas, não? E foi ruim? De forma alguma. Como a série sempre pregou, tudo o que é ruim pode ficar ainda pior, o que algumas pessoas encaram com a cara emburrada, e a família Bluth encarava na maior cara-de-pau possível. Dessa vez, algumas situações se tornariam irreversíveis, e mesmo que algumas cenas engraçadas envolvendo Tobias deixaram um sorriso aberto em mim, tudo o que o episódio me passou foi que tanto a série, quanto o cérebro dos americanos, tinham chegado ao fundo do poço, sem chance de levar o fim da série na esportiva.


7° Lugar: The Sopranos (6×21) – Made in America

Diretor: David Chase

Roteirista: David Chase

Algumas pessoas que assistiram a série não gostaram do fim de “The Sopranos”. Eu não. A série, que se acostumou a dar os melhores finais de episódio de qualquer série, terminou… terminando. A cena da morte de Paulie é sensacional como poucas mortes na série foi, e juntando isso aos desfechos de Carmela, a cena entre Uncle Junior e Tony, e o desfecho do próprio Tony, o fim muito original e ousado, só foi uma cereja no bolo de genialidade de David Chase. Eis a cena – notem a movimentação dos figurantes, é genial (pode ver que não vai mudar em nada o contexto que qualquer pessoa que não viu a série tem, e não, a cena não foi cortada):


6° Lugar: The Wire (3×11) – Middle Ground

Diretor: Joe Chappelle

Roteiristas: David Simon & George Pelecanos

Não tem como, não consigo gostar de outro episódio de “The Wire” mais do que “Middle Ground”. O episódio teve um ótimo avanço no caso da Organização Barksdale, teve momentos geniais envolvendo McNulty e Colvin, e Stringer Bell com uma das melhores frases de todos os tempos: “We ain’t gotta dream no more, man”. Se eu me lembro, fiquei três dias revendo o mesmo episódio de tão perfeito que foi.

5° Lugar: Friends (10×20) – The Last One: Part 2

Diretor: Kevin Bright

Roteiristas: Marta Kauffman & David Crane

Lindo esse fim de “Friends”. Nas 10 temporadas da série, o interessante foi que a série tinha a tendência de complicar demais todos os relacionamentos amorosos dos personagens, e nesse series finale, tudo foi armado como uma boa comédia romântica, com o nascimento dos filhos de Monica e Chandler, e o desfecho do romance de Ross e Rachel. Nunca mais uma sitcom conseguiu ser tão boa como “Friends” sem apelar para a veia romântica que a série renegou por tanto tempo.


4° Lugar: Six Feet Under (5×12) – Everyone’s Waiting

Diretor: Alan Ball

Roteirista: Alan Ball

Posso estar sendo mau, mas não vi tanta perfeição assim na primeira parte de “Everyone’s Waiting”. Os personagens foram se despedindo, as histórias foram se acabando, com a qualidade de sempre, mas não passava da qualidade habitual. Até vir a parte final do episódio. Onde começou bater a saudade da inesquecível série de Alan Ball. Aí vieram os seis minutos finais e eu simplesmente desmoronei, e fiquei plantado na frente da TV vendo a cena mais impactante da minha vida. Veja por sua própria conta e risco (pra quem já viu a cena, ver de novo é um deleite):


3° Lugar: The West Wing (2×22) – Two Cathedrals

Diretor: Thomas Schlamme

Roteirista: Aaron Sorkin

“Two Cathedrals” exemplifica todo o meu amor por “The West Wing”. É um episódio raro, onde todas as cenas atingem o nível máximo tanto de emoção quanto de técnica, onde todos os atores estavam em plena sintonia, enfim, tudo perfeito. Incrível como a morte de uma personagem que nem tinha tanta importância na história foi um estopim tão poderoso para o episódio, e garantir mais uma amostra do talento de Martin Sheen. E se alguém ainda tem dúvidas de que a série não é uma das melhores séries da história, eis duas cenas que estão entre as minhas preferidas de todos os tempos (sério):



2° Lugar: The Sopranos (3×11) – Pine Barrens

Diretor: Steve Buscemi

Roteiristas: David Chase, Terence Winter & Timothy Van Patten

Não foi um fim de temporada. Não foi um episódio com uma revelação bombástica. Não foi um episódio com cenas de tirar o fôlego. E foi o melhor episódio da história de “The Sopranos”. Não sei dizer com certeza o que eu senti vendo o episódio pela 1ª vez, eu estava numa maratona pra acompanhar a 6ª temporada pela HBO, e quando vi o episódio eu não senti vontade de ver mais nada. Arte, pura arte, em todas as cenas, todos os diálogos, toda a saga de Paulie e Christopher, tudo. É uma obra de arte que fica pra sempre na memória de quem viu.


1° Lugar: LOST (3×22) – Through the Looking Glass

Diretor: Jack Bender

Roteiristas: Carlton Cuse & Damon Lindelof

“We have to go back!” – Ahhhhhhhhhhhhh! Não adianta, o impacto de “Through the Looking Glass” me fez ver a TV com outro olhos.

*                                                *                                                *

Então, acabou. 100 episódios. Pode ser que me escapou algum, ou algum episódio da lista foi superestimado, enfim, aguardo opiniões alheias.

From → Sem categoria

2 Comentários
  1. “24 Horas”, “Arrested Development”, “Six Feet Under” e ainda “Lost” em primeiro? Sem dúvida foi um encerramento perfeito para a lista! Também me incentivou a acompanhar as demais séries. Parabéns!

  2. Thomaz Jr. permalink

    Ótimo top 100. Apesar de ter mta série que não vi.

    Ah! Senti falta do píloto de Breaking Bad.

Deixe um comentário

